domingo, 23 de junho de 2013

Blusa de Ana Maria Braga

A talentosa Fabianne Castilho fez a blusa em crochê que a Ana Maria usou neste mês em seu programa:

Inspirem-se e coloquem a agulha para trabalhar!

Quer saber mais:
http://artesfaby.blogspot.com.br/2013/06/blusa-ana-maria-braga-ii.html


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Que venha o frio...

... minhas agulhas já estão prontas!

Flocos de neve feitos por Marion, compartilhado por Geta Grama
no blog http://cadouri-din-inima.blogspot.com.br/2010/08/crocheted-snowflakes.html




quarta-feira, 19 de junho de 2013

Concurso Coats Corrente

A Coats Corrente faz 106 anos e esta promovendo um belo concurso.



São 4 categorias de concurso fotográfico (bordado, patch e costura, crochê e tricô) para você escolher, se inscrever e participar.



Desafio na categoria Crochê: “Usando minha criatividade com Camila Mais”.
Foi disponibilizado um diagrama de quadrado (square) no Facebook. O participante deverá usar o diagrama disponibilizado e criar uma peça de crochê usando Camila Mais, fotografar a peça junto dos rótulos e/ou produtos utilizados e inscrever-se no aplicativo do Desafio.
Leia o regulamento na íntegra: http://goo.gl/sZXh7 
Inscreva-se no aplicativo do Desafio: http://goo.gl/tT1IT
Diagrama de quadrado (square): http://goo.gl/mjTzc

Imagine!!!

Você consegue imaginar, neste momento tenso com muita manifestação e violência, John Lennon tocando a música Imagine neste piano?


Trabalho da artista portuguesa Joana Vasconcelos, que utiliza objetos revestidos com crochê para criticar a velocidade da nossa sociedade.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Santo Antônio e Festa Junina

Hoje é dia de Santo Antonio e com isso começam as tradicionais festas juninas.

Como curiosa sou... achei imagens legais e quero compartilhar com vocês:
  • O Santo Antonio , feito pela Cristina Belasco:

http://papelelinha.blogspot.com.br/p/santo-antonio-de-croche.html

  • Um lindo vestido típico, feito pela Leda:

http://crochedaledinha.blogspot.com.br/2011/05/vestido-de-festa-junina.html

Gostaram? Divirtam-se com as agulhas!

sábado, 8 de junho de 2013

Cachecol, echarpe, estola, lenço e pashimina... qual a diferença?

Já me perguntaram por que coloco diferentes nomes em alguns trabalhos, dependendo do material. Para mim, o cachecol é feito de lã para ser usado em dias mais frios. O echarpe de linha, mais colorido para ser usado como acessório para os dias com a temperatura mais elevada.

Fui buscar algumas informações sobre o assunto e encontrei esta matéria, bem completa, que me esclareceu e quero compartilhar.

É um artigo escrito por Luci Cabreli ao Porta de Umuarama, em junho de 2010, transcrito abaixo na integra:

Não importam como chamam, são acessórios marcantes e agradáveis para os dias mais frios ou sob qualquer temperatura. Antes, será definido a diferença entre as diversas denominações dadas, seja para proteger, para enfeitar e brilhar nas mais diversas produções.

A chamada pashmina é uma lã Cashmere fina, mas é comum chamar a peça com outro tipo de lã por este nome, isto é, não é o nome da peça e sim do material. Acabou virando um sinônimo. Ela que chegou para ficar, pode ser feita em 100% Cashmere ou combinações de Cashmere com Seda ou Viscose. Há, também, feitas com fibra de soja, e mesmo com fio acrílico. Elas são um tipo de cachecol, ou seja, uma manta, só que mais largo e longo, utilizado muito no frio para esquentar as costas, o pescoço e os braços. Serve, também, para usar como lenço, amarrado em bolsas, em volta do corpo. Este acessório é um clássico, não sai de moda, podendo usá-la quando quiser. 

O cachecol é mais estreito, retangular e comprido, como uma faixa. Ele é um acessório feito de tecidos quentes como a lã ou artesanalmente com pontos de tricô ou croche, com fios pesados de lã ou algodão, por isso fazem muito volume. São usados sempre no frio, para aquecer, ou seja, para agasalhar o pescoço. Como usa-lo? Há vários tipos de nós, amarrações e formas de enrolá-lo no pescoço. A maneira mais ideal de usá-lo é como a gravata, é o estilo clássico. E não se esqueça que para usar o cachecol, somente em dias bem frios. Se for usá-lo com blusa de gol alta, deixe-o mais frouxo pra diminuir o volume, ou não o enrole.

Estola, originalmente, era feita de pele de raposa, mas hoje pode ser encontrada de lã, tecidos ou outros materiais, como as peles sintéticas. Ela é uma faixa larga que tem formato retangular. É usada em volta dos ombros. Ela é um clássico também, e pode usá-la quando quiser, mas preferencialmente em eventos mais sociais.

Echarpe é caracterizada por ser de tecidos leves, isto é, finos como de voile, seda, crepe, cetim, entre outros. Para esquentar e incrementar o seu visual de inverno, a echarpe é uma ótima pedida, também. Ela geralmente, tem conotação festiva, e muitas vezes são usadas com vestidos de festa, mas cai super bem em qualquer visual e de várias formas. Ela é uma faixa de tecido, ou seja, um lenço comprido, retangular e estreito, normalmente macio, que envolve o pescoço ou pode envolver o colo, servindo para enfeitar ou proteger-se. É uma peça clássica que pode usar quando quiser. 

Xale é usado sobre os ombros, é normalmente quadrado (dobrado ao meio, na diagonal), mas também podem ser retangular ou triangular, com dimensões maiores e formatos diversos. Ele pode ser confundido com o lenço pela forma, ou uma manta, mas são maiores para serem utilizados sobre os ombros e até podendo envolver uma parte maior do corpo. Pode ser de tecido quente, feito de tricô ou crochê ou ainda pode ser feito de tecido fino e leve, ter diferentes acabamentos, como bordados, com aplicações e, com franjas ou não. Ele funciona melhor para ocasiões informais, para serem usados com roupas casuais. Mas existem exceções, como é o caso de alguns xales finos que são usados sobre roupas de festa. 

Lenço, genericamente, costuma-se chamar a qualquer pedaço de tecido sem formato definido que serve para ser enrolado ao corpo. Mais precisamente, ele é um quadrado de tecido, grande, médio ou pequeno, que pode ser de diversos materiais, como algodão, cetim ou seda. Ele é um acessório multifuncional, que protege do sol, do frio, do vento e enfeita e incrementa qualquer visual básico. Usando-o no pescoço pode criar um visual estilo anos 50, assim como na amarração clássica (a que passa pela cabeça e faz laço no pescoço). Já quando se coloca de lado ou tipo marinheiro, o lenço se torna a principal atração, ou pode ser um puro detalhe, posto como corrente ou no estilo country.

Enfim, esses acessórios fazem toda a diferença na composição do traje feminino, por mais simples e informal que ele seja. 

fonte: portalumuarama.com.br/artigo.php?artigo=503&colunista=29

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Fio Mosaico

Uma colega utiliza bastante o fio Mosaico da Qualifios e os trabalhos ficam muito bonitos.
Tentei fazer e deu certo!!! ... porem com as agulhas de trico...






 

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bolsa

Esta bolsinha simples continua fazendo sucesso.
Hora grande para carregar material de trabalho ou escola, hora para colocar apenas a carteira e celular.



Fio DUNA da Círculo

quarta-feira, 5 de junho de 2013