quinta-feira, 17 de maio de 2012

Terapia do Mar

Muito sabem como eu adoro o mar, pois para mim olhar água a perder de vista é uma terapia.
Achei esta matéria muito interessante sobre o assunto:


TALASSOTERAPIA

O Termo talassoterapia é um termo formado a partir de duas palavras gregas: Thalassa que significa mar e Therapéia tratamento. Na antiga Grécia já se utilizava os benefícios da água salgada para fins terapêuticos. A água salgada possui grande número de oligoelementos, iodo e aminoácidos.
 
Compreende os benefícios que se pode obter do hábito do banho de mar tomado na praia, sobretudo compreende aplicações terapêuticas feitas no mar considerando três fatores que estão presentes quando o indivíduo se expõe a ação terapêutica natural do meio marinho: o ar ambiente, as radiações solares e a água salgada com objetivo de prevenir e tratar doenças.
 
A ação da água salgada é exercida pela própria pressão da água. A sessão pode ocorrer tanto na praia como na piscina com água salgada, seguindo-se de estado de descontração muscular e articular assim como a estimulação da circulação dos vasos sanguíneos periféricos. Age sobre o metabolismo orgânico, facilita a assimilação de alimentos como a desassimilação age desintoxicando. Tem efeito tônico, estimulante, reconstituinte e relaxante. O contato com o banho frio, o poder terapêutico da água salgada penetra através da pele seguindo como resultado uma maior oxigenação sobre o conjunto do organismo. Os elementos minerais contidos na água salgada vão se infiltrar através do tecido cutâneo realizando remineralização do organismo.
 
Indicação: doenças do sistema osteo-articular (as várias doenças reumáticas) aliviando as dores, trata doenças do sistema nervoso, as seqüelas de traumatismos por acidentes, estresse, depressão, celulite, tabagismo.
 
Contra-indicação: para doenças renais, hepáticas, hipertensos crônicos, aqueles que sofrem de hipertireoidismo, flebite e tuberculosos.

Conduta no tratamento: para quem não estiver adaptada ao clima marinho, sobretudo se estiver convalescendo, ou criança ou pessoa idosa deve-se primeiramente fazer a adaptação ao ambiente. Primeiramente:
Fase de adaptação: Primeiros dois dias, exposição às radiações solares e ao ambiente por pouco tempo quinze minutos que deverá ser entre 6 e 9h, fazendo uso de protetor solar. (caso a pessoa não esteja acostumada ao ambiente marinho).
Terceiro dia: Os primeiros banhos deverão ser feitos as primeiras horas da manhã com curta duração quatro a cinco minutos podendo chegar a vinte minutos.
 
Durante o banho é necessário que a pessoa tratada faça alguns movimentos para aquecimento do corpo todo, depois entre na água mergulhando o corpo todo com bastante cuidado. Dentro da água do mar, deve fazer movimentos lentos ou nadar que favorece a tonificação muscular e cardíaca. Ao sair secar se ao sol fazendo exercícios respiratórios.
 
É um tratamento sem custo que pode ser feito aproveitando nosso extenso litoral. No entanto no Mundo (França, Portugal, Espanha, Tunísia etc) e no Brasil sofisticaram esta técnica simples trazendo para dentro das clínicas estéticas, spas e Hotéis sofisticados com o acréscimo de produtos cosméticos e agregando outras práticas complementares a saúde como diversos tipos de massagem (shiatsu, do-in, massagem ayurvédica, drenagem linfática etc.), o uso dos óleos essenciais (aromaterapia), ioga, cremes a base de algas marinhas e argila atribuindo também a esta forma mais sofisticada e cara o nome de Talassoterapia.

O efeito desintoxicante dos minerais
Remineralizante, revitalizante, anti-infecciosa, anti-stress e analgésica, a água do mar é um remédio milagroso que ajuda a prevenir e a tratar diversas patologias, nomeadamente as invernais. Fonte infinita de ferro, magnésio, sódio, cálcio, zinco, cobre, entre outros, ajuda a combater carências, estimula as defesas do organismo, bem como a microcirculação cutânea e a tonicidade da epiderme. Destaque para o iodo, presente em muitos produtos cosméticos drenantes, que tem um papel importante no metabolismo das gorduras com as suas propriedades desintoxicantes.

O efeito esfoliante do sal
Já certamente reparou que depois de banhos de mar, se deixar secar sem se limpar, se forma sobre a pele uma camada de sal, verdadeiro concentrado de minerais purificantes e remineralizantes. Mais grossos ou mais finos, os grãos de sal estimulam a epiderme, dinamizam a microcirculação e favorecem o rejuvenescimento celular. Inspirados nos tratamentos de spa, os cosméticos com sal marinho ajudam a eliminar as células mortas que se formam sobre a pele.

O que pode fazer:
  • Caminhe com os pés descalços. Este gesto proporciona às plantas dos pés uma massagem relaxante natural;
  • Mergulhe os pés na água do mar. A sensação de frio provoca uma constrição das veias que estimulam a circulação de retorno;
  • Para lutar contra a celulite e melhorar a circulação sanguínea, caminhe dentro da água (que deve dar pelo meio da perna) pelo menos um quarto de hora diariamente;
  • Nadar é um dos desportos mais completos. Entre os seus múltiplos benefícios está a melhoria da capacidade respiratória, o que pressupõe uma melhor oxigenação e um aumento dos glóbulos vermelhos no sangue na ordem dos 10%.
Os poderes da brisa marítima
Os ares das praias foram desde sempre recomendados para combater a fadiga e coadjuvar na convalescência de doenças. O clima marítimo é muito saudável e puro.

Um passeio à beira-mar oferece uma quantidade enorme de oxigênio, que ajuda a limpar os pulmões, e os salpicos das ondas estão carregados de íons negativos que afastam o stress. Com a poluição das cidades, estes íons são substituídos pelos positivos, que por sua vez carregam o ar de eletricidade nefasta para o sistema nervoso.

Matéria de Rosangela Vecchi Bittar (CRT 42435)
http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com.br/2011/02/talassoterapia.html



sábado, 5 de maio de 2012

Bazar de Garagem

Nos dias 28 de Abril e 05 de Maio, fizemos o nosso Bazar de Garagem.
Agradecemos a todos que vieram nos visitar e comprar.

Foi muito bom trabalhar com a Cris, a Clau e a Sra. Helena, mãe da Claudia. Não posso esquecer do meu marido que me incentivou muito.

Conheça a arte das minhas companheiras:

http://decoracao-baloes.blogspot.com.br/
http://clau-artscrap.blogspot.com.br/